O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vistoriaram, na sexta-feira (25/4), as obras do Hospital Regional de Governador Valadares, um dos cinco hospitais regionais que estão sendo construídos no estado.
Cerca de 700 mil pessoas nas regiões Leste e Vale do Rio Doce serão beneficiadas, levando a saúde para mais perto dos mineiros. As obras - paralisada em 2016 e retomada em 2024 - devem ser concluídas no início de 2026.
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, disse que a obra vem para reorganizar a saúde na região Leste, junto com outras unidades que estão sendo construídas, ampliando o atendimento especializado e de maior complexidade.
“O hospital de Teófilo Otoni fica pronto ainda este ano, diminuindo o peso na região de Valadares”, disse. Baccheretti ressaltou ainda que o contrato para a gestão do hospital será assinado em dois meses com a Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam).
“Esse trabalho em parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Saúde é fundamental porque, uma vez finalizada a construção civil, você tem toda a parte de equipagem do hospital, o comissionamento para de fato abrir as portas do hospital, que é o que a gente espera fazer ao longo do ano que vem”, observou Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias.
Investimentos
Os investimentos para as obras do Hospital Regional somam R$ 83 milhões.
A compra de equipamentos e a finalização das obras do Hospital Regional de Governador Valadares fazem parte das ações de reparação na Bacia do Rio Doce, em razão dos prejuízos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015. A disponibilização dos recursos pela Fundação Renova foi pactuada por meio do Comitê Gestor Pró Rio-Doce.
Perfil assistencial
O Hospital Regional de Valadares vai contar com 226 leitos. São 15 de internação pediátrica, dez leitos de internação semi-intensivos, 40 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 161 de enfermaria, além de nove salas de cirurgia.
O HR vai oferecer atendimento de urgência e emergência e um pronto-atendimento com 20 leitos para observação e sete consultórios, e ambulatório com oito consultórios.
Haverá serviço de diagnóstico de imagem e terapia, com duas salas de tomografia, uma de ressonância, duas de hemodinâmica, duas de raio-x, duas de ultrassom, duas de endoscopia e duas de eletrocardiograma.
A unidade vai ter cirurgia geral de alta e média complexidade em ortopedia, traumatologia, cardiovascular, cabeça e pescoço, plástica e bucomaxilo, além de assistência integral na linha de cuidado em neurologia em casos de AVC agudo, AVC crônico e neurocirurgia.
Inauguração da nova sede da Regional de Saúde
O secretário Fábio Baccheretti participou da inauguração da nova sede da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares e destacou que faz parte do planejamento estratégico da SES-MG, com o programa Lar, Doce Lar, cuidar não só do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também dos servidores que trabalham para o SUS. Desta forma, a nova sede vai possibilitar acessibilidade e melhores condições de trabalho.
Mín. 20° Máx. 33°