O Governo de Minas irá realizar, neste ano, a 2ª edição do Concurso de Redação Maio Amarelo, voltado para a conscientização e a educação no trânsito. O edital foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais desta terça-feira (15/4). A iniciativa é da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito , da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) .
A ação faz parte da programação do Maio Amarelo deste ano, que tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. O objetivo é sensibilizar os jovens sobre a importância da segurança e da responsabilidade no trânsito. Podem participar do concurso de redação estudantes dos anos finais da rede pública estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Por meio da escrita, os estudantes são convidados a pensar sobre os perigos do excesso de velocidade, a importância do respeito às leis de trânsito e os impactos sociais de comportamentos imprudentes para motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas. Assim, desenvolvemos comportamentos responsáveis e futuros condutores conscientes, reforçando a segurança do nosso trânsito”, afirma a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
O chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas, reforça: “Ao incentivarmos nossos estudantes a refletirem e escreverem sobre o tema, que faz parte do nosso cotidiano, cultivamos cidadania, responsabilidade e empatia. O concurso de redação voltado ao trânsito hoje pode, no futuro, salvar vidas nas ruas e estradas do nosso estado”.
Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE-MG, Kellen Senra, a educação é um pilar essencial na construção de um trânsito mais seguro para todos. "Integrar a temática da segurança viária ao ambiente escolar, por meio de iniciativas como este concurso de redação, é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis”, comenta.
O tema escolhido se alinha à campanha nacional do Maio Amarelo, que este ano destaca a necessidade de desacelerar – não apenas no trânsito, mas também na vida – como forma de preservar a integridade física e mental da população.
Como participar
O 2º Concurso de Redações Maio Amarelo é dividido em três categorias: alunos de 6º e 7º anos, alunos de 8º e 9º anos e alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. A adesão das escolas e dos alunos é voluntária.
Não será necessário que alunos ou escolas façam inscrições prévias. Todo aluno devidamente matriculado, presente no Sistema Mineiro de Administração
Escolar (Simade) e frequente no ensino regular está automaticamente habilitado a participar do concurso. As informações detalhadas estão disponíveis neste site .
Os alunos participantes deverão redigir seus trabalhos de acordo com as seguintes exigências do edital. Cada estudante deve escrever um texto original de próprio punho, entre15 e 30 linhas, com título e abordagem do tema proposto. O gênero textual é livre.
Cada escola selecionará os textos, por categoria, que irão representar a instituição. A seleção final será feita pela CET-MG.
A premiação para os três primeiros colocados das categorias será uma viagem Gastronômica e Cultural a Belo Horizonte, com visitas aos equipamentos de cultura do Circuito Liberdade e demais pontos turísticos da capital.
Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortos e feridos em acidentes de trânsito. Com o lema de 2025, “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a campanha enfatiza a empatia, a paciência e o cuidado coletivo como pilares fundamentais para um trânsito mais seguro.
Diversas ações educativas e de conscientização serão realizadas ao longo do mês, envolvendo escolas, instituições públicas e privadas, além da sociedade civil.
Mín. 21° Máx. 34°