Domingo, 20 de Abril de 2025
30°

Tempo nublado

Salinas, MG

Anúncio
Geral Fazenda

Sistema do Governo de Minas que agiliza liberação de mercadorias importadas atrai comitiva do Mato Grosso

Equipes das secretarias de Fazenda dos dois Estados se reuniram para intercâmbio técnico sobre a ferramenta e-Comext

27/03/2025 às 17h40
Por: Jornal Cafe Com Notícias Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
SEF-MG / Divulgação
SEF-MG / Divulgação

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) recebeu em Belo Horizonte, nesta semana, uma comitiva da Secretaria de Estado de Fazenda do Mato Grosso (Sefaz/MT) em um intercâmbio técnico. Eles conheceram o sistema e-Comext, adotado por Minas como referência para análise das operações de importação registradas nas Declarações Únicas de Importação (Duimp) e para o visto da Guia de Liberação da Mercadoria Estrangeira (GLME).

As reuniões ocorreram nas instalações da SEF/MG, e os servidores das superintendências de Fiscalização (Sufis) e de Tecnologia da Informação (STI) recepcionaram os visitantes. A Sefaz/MT escolheu o modelo mineiro devido à eficiência e à modernidade na análise e controle das operações de comércio exterior.

Durante o encontro, auditores fiscais e técnicos tiveram a oportunidade de trocar experiências com os idealizadores e desenvolvedores do e-Comext, aprofundando o conhecimento sobre o funcionamento do sistema e discutindo estratégias para sua adaptação e implementação em Mato Grosso.

Sobre o e-Comext

O e-Comext atua junto ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), do governo federal, a partir dos dados da Duimp. O contribuinte usa o sistema estadual para o preenchimento da “Solicitação de Pagamento e Exoneração do ICMS” — imposto que deve ser arrecadado pelo Estado. O e-Comext foi lançado, em Minas Gerais, em novembro de 2024.

A ferramenta foi desenvolvida para aprimorar a gestão e fiscalização das operações de comércio exterior, permitindo maior agilidade na liberação de mercadorias, precisão na análise dos dados de importação e mais segurança nos processos fiscais.

A adoção desse modelo por Mato Grosso reforça o papel de Minas Gerais como referência em tecnologia e inovação na administração tributária.

“Minas Gerais foi o segundo Estado a concluir o sistema próprio com maior grau de automatização com o Siscomex, alcançando a marca de 20 minutos na conclusão das análises de solicitação de liberação de importação. Essa é uma conquista e por isso temos sido uma referência no cenário nacional”, avalia o secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Luiz Claudio Gomes.

O secretário de Fazenda pontua, ainda, que a visita dos mato-grossenses fortalece a integração entre as administrações tributárias estaduais e evidencia a modernização das secretarias, promovendo a troca de conhecimentos e o aprimoramento dos processos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salinas, MG Atualizado às 16h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 33°

Seg 33°C 20°C
Ter 29°C 21°C
Qua 28°C 20°C
Qui 32°C 18°C
Sex 35°C 20°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio